ENSINO

ECEMAR realiza o Encontro de Instrutores de várias gerações

Além dos professores, Oficiais da Ativa e veteranos, o evento contou com a presença do instrutor mais longevo da ECEMAR, o Brigadeiro do Ar Clovis de Athayde Bohrer
Publicada em: 15/04/2024 14:00
Imprimir
Fonte: ECEMAR, por Coronel Aviador Schenk
Edição: Agência Força Aérea

Por ocasião dos 78 anos de existência da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), comemorados no dia 19/03, foi realizado o tradicional Encontro de Instrutores, em 11/04. O evento reuniu professores, Oficiais da Ativa e Veteranos, que ao longo de suas histórias, participaram como integrantes do Corpo Docente da Escola.

O evento contou, também, com a presença dos Ex-Comandantes da ECEMAR, Major-Brigadeiro do Ar Stefan Egon Gracza; Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos e o Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto, que receberam uma homenagem especial do Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto. Na ocasião, foram apresentados os novos Instrutores da ECEMAR, que receberam do Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira o Distintivo de Instrutor. 

O Comandante da ECEMAR proferiu uma palestra sobre as atividades atuais da Escola, destacando o retorno da realização do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA), iniciado no dia 11/03. Na sequência, os instrutores e professores percorreram as instalações do prédio do CPEA, reinauguradas recentemente pelo Comandante da Aeronáutica.

O Instrutor mais longevo no Encontro, Brigadeiro do Ar Clovis de Athayde Bohrer, agradeceu e destacou que a escola continua fiel ao passado, mas não preso a ele. "Hoje, a Escola forma os mesmos elementos que formava há 65 anos atrás, quando dei a primeira palavra aqui, mas o faz de uma forma muito mais fácil, de uma forma que permite melhor consolidar o que aprendemos, vendo a nossa Força cada dia melhor, não se acomodando, mas sempre procurando o melhor futuro”, afirmou.

ECEMAR

A ECEMAR é a escola de pós-formação do Comando da Aeronáutica, destinada a aperfeiçoar e preparar os Oficiais Superiores para a condução da Força Aérea Brasileira. Estabelecida, inicialmente, em 1946, começou a funcionar com os seus cursos ainda na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Em 1985, foi inaugurada a atual sede, no lendário Campo dos Afonsos. Desde a sua criação, até o ano de 2023, inclusive, a Escola formou, em seus diversos cursos: 16 Civis e 10.658 Oficiais Superiores, sendo 395 Oficiais de Nações Amigas.

Fotos: Suboficial Fonseca / ECEMAR